Criada para que as pessoas com transtornos mentais não fiquem ausentes de uma vida comunitária. Compõe atividades que visam à ocupação e ao desenvolvimento de habilidades práticas presentes no dia a dia dos residentes. Atualmente são 11 residências com 96 moradores sem laços familiares inseridos na sociedade.

Rumo à efetiva reintegração de pessoas com transtornos mentais na comunidade, a Francisca Júlia CVV, em parceria com a prefeitura de São José dos Campos, vem se dedicando com especial empenho para a ampliação do Serviço Residencial Terapêutico (SRT), concretizando as diretrizes de superação do modelo de atenção centrado no hospital psiquiátrico.

Há cinco anos a FJ CVV vem se empenhando para desenvolver um método de trabalho com equipe multidisciplinar que incentive a autonomia e independência dessas pessoas, a fim de que desenvolvam ou restabeleçam habilidades para uma vida fora da instituição.

As residências terapêuticas são alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não apresentam suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia.

Da inauguração da primeira casa até hoje, muitas experiências foram acumuladas e compartilhadas. Com o tempo veio o amadurecimento da equipe, o aprimoramento do modelo de atendimento e novas atividades externas, como a apropriação dos espaços públicos da cidade pelos habitantes das residências.

Entre sorrisos, momentos de lucidez e confusão, crises e constâncias, ansiedade e alegria, desejos e expectativas, fortes vínculos foram criados entre pacientes, profissionais da FJ CVV e comunidade, reforçando que estamos no caminho certo na luta contra a institucionalização da loucura, em prol do processo de Reforma Psiquiátrica.

Acreditamos que essas conquistas têm importante impacto social, cultural e político no âmbito da saúde brasileira, especialmente da saúde mental.