XIII Simpósio anual – Prevenção do suicídio – 2023

ELABORAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

Francisca Julia CVV

Uma ampla organização de saúde mental, que alia a medicina convencional, integrativa, e uma psicologia humanista. É uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 12 de agosto de 1972 e mantida pelo Centro de Valorização da Vida, sediada na cidade de São José dos Campos, São Paulo.  Saiba mais

 

OBJETIVO DO SIMPÓSIO

Aprimorar as habilidades e conhecimentos na promoção da saúde mental e prevenção de suicídio no aspecto social e
corporativo visando à quebra de tabus estabelecidos pela sociedade, favorecendo um tratamento adequado e humano para
pessoas que vivem o preconceito e a rejeição.

COMO PARTICIPAR:

Sobre a taxa de inscrição: pagamento para cobrir custo social do evento, somos uma instituição filantrópica sem fins lucrativos e de utilidade pública.

PRESENCIAL (ingresso individual)

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL: R$ 50,00 (cinquenta reais).
INSCRIÇÃO: SYMPLA – PRESENCIAL




LOCAL
Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas
Avenida Isaur de Pinho Nogueira, 5900 Vila Tatetuba
São José dos Campos – SP


ON-LINE (ingresso individual)

PARTICIPAÇÃO ON-LINE: R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
INSCRIÇÃO: SYMPLA – ONLINE 



CONTEXTUALIZANDO O SIMPÓSIO

Segundo a Organização Mundial da Saúde, para o alcançar o bem-estar integral, o ser humano precisa desenvolver o equilíbrio em todas as suas dimensões: Intelectual, Física, Afetiva, Social, Cultural e Espiritual. Entretanto, os desafios contemporâneos tornam esse equilíbrio algo difícil de se alcançar.

Se em décadas anteriores os desafios emocionais do homem eram escondidos da sociedade, hoje a desigualdade social, rejeição, abandono, preconceito, medo, insegurança, isolamento, pressa, falta de tempo, violência – física ou emocional -, tudo gera nas pessoas crises emocionais sérias que podem levar a doenças mentais e à falta de sentido em viver. E isso precisa ser debatido à luz dos profissionais que podem (e devem) acolher, amparar e tratar o outro, sem julgamento.

Esse contexto atual se apresenta não apenas dentro das instituições psiquiátricas; encontramos em nosso convívio diário pessoas próximas e queridas que não se sentem inseridas de forma acolhedora nos ambientes e não conseguem lidar sozinhas com a rejeição por serem quem são.

Cabe, desta forma, a profissionais dispostos a olhar além do desequilíbrio emocional/mental, acolher e tratar quem busca ajuda, de forma humanizada, sempre a favor da vida.

Por isso esse simpósio vem ao encontro das ideias mais inovadoras dentro da psiquiatria e traz a oportunidade de discutir novas perspectivas para o tratamento mais humanizado e centrado na pessoa.

Programação

9h00 às 9h30 – Abertura – Luiz Carlos Peagno – Conselheiro Administrativo da Francisca Julia CVV

9h30 às 9h45 – Palestra 1 – Tema: Adolescência “saúde mental e suicídio” – Dra. Estela Ramires Lourenço

9h45 às 10h00 – Palestra 2 – Tema: Psicoterapias psicodinâmicas no atendimento da população LGBT+ – Dra. Simone Januário

10h00 às 10h15 – Palestra 3 – Tema: Racismo e exclusão; Jovens negros são principais vítimas de suicídio – Dra. Mariana de Lima Santos

10h15 às 10h30 – Palestra 4 – Tema: Saúde mental no ambiente corporativo “quebra de paradigmas” – Ana Lucia Motta

10h30 às 10h45 – Intervalo café

10h45 às 12h00 – Interação do público – Mediação Dr. Rodrigo de Almeida Gasparini – médico psiquiatra

12h00 às 14h00 – Intervalo para almoço

14h15 às 14h30 – Palestra 5 – Tema: Suicídio e surdez “A saúde mental não acessível” – Dra. Ester Vitória Basilio Anchieta

14h30 às 14h45 – Palestra 6 – Tema: Geriatria e Saúde Mental – “A Saúde mental dos idosos merece atenção” – Dra. Cleofa Toniolo Zenatt

14h45 às 15h00 – Palestra 7 – Tema: Casa Amarela – um espaço criado para pessoas vivenciando momentos de desorganização e que de alguma maneira se sentem compelidas ao resgate de si mesma. “O excesso de controle é descontrole” – Dra. Ana Paula W. Lange

15h00 às 15h15 – Intervalo café

15h15 às 16h15 -Interação do público – Mediação André Lorenzetti – jornalista, comunicador e assessor de comunicação da Francisca Julia

16h15 às 17h00 – Considerações finais e encerramento

Mini CV das palestrantes

Dra. Estela Ramires Lourenço – Psicologia da Adolescência. Doutora no PPG Educação e Saúde na infância e Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Mestra em Ensino em Ciências da Saúde – UNIFESP. Especialista em Autolesão, Prevenção e Pos-venção do Suicídio Instituto Vita Alere -SP. Educadora Parental Certificada pela Associação Americana de Disciplina Positiva. Atua principalmente nos seguintes temas: adolescência, educação em saúde, prevenção e pos-venção de suicídio e saúde mental.
Dra. Simone Januário – Psicóloga com atuação clínica desde 1997. Especialista em sexualidade Humana (Faculdade de Medicina da Universidade_de_São_Paulo).

 

Dra. Mariana de Lima Santos – Médica graduada pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP). Psiquiatra formada pela Residência Médica em Psiquiatria (HSPE-IAMSPE). Aprimorada no tratamento de Transtornos Alimentares AMBULIM-IPQ-USP. Pós-graduada em Terapia Cognitiva Comportamental – PUC (RS).

 

Ana Lucia Motta – Assistente Social, graduada na Universidade Gama Filho – RJ, pós-graduada em Recursos Humanos pela FAAP com 30 anos de atuação no ramo empresarial, sendo 20 deles na General Motors do Brasil, sempre cuidando de pessoas.

 

Dra. Ester Vitória Basilio Anchieta – Doutora em Educação pela UERJ, Mestre em tradução de Libras na UFRJ no polo de Macaé-RJ, cidade litorânea do interior do estado. Ester sempre conduziu suas pesquisas e publicações sobre temas que abordam a surdez, é autora de literaturas infantis e tem investigado a saúde acessível para pessoas surdas em grupo de pesquisas e estudos, GPIS.

 

Dra. Cleofa Toniolo Zenatt – Psicóloga, especialista em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae, especialista em Neuropsicologia pelo CDN (Centro de Diagnóstico Neuropsicológico), pós-graduada em Hotelaria Hospitalar pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Atuou mais de 30 anos como Diretora de Hotelaria e Atenção ao Cliente em Clínicas Geriátricas. Criou, junto com outros profissionais, o Ambulatório de Cuidadores de Idosos, no DIGG/UNIFESP (Disciplina de Geriatria e Gerontologia) onde foi preceptora como psicóloga de 2004-2014.

 

Dra. Ana Paula Werberich Lange – Médica Psiquiatra. Diretora Técnica da Francisca Julia CVV. Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Psiquiatra pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo. Curso em Psiquiatria Infantil pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência (UPIA) – UNIFESP. Pós-Graduação em Psicopatologia fenomenológica pela Santa Casa de São Paulo.

Apoio Institucional

Humanitas – Faculdade de Ciências Médicas em São José dos Campos

CVV – Centro de Valorização da Vida